Testemunhos

Depois do curso terminado com sucesso, abre-se, para os diplomados, um vasto horizonte com dois caminhos possíveis de realização, em alternativa e, não raro, em simultâneo: a via profissional através da inserção no mundo do trabalho, e a via de prosseguimento de estudos, em qualquer Estabelecimento de Ensino Superior: Universidade ou Ensino Politécnico.

 

 

 

1.Sofia Patrício

 

Sou a Sofia Patrício, fui aluna da Escola ASAS de: 2003 a 2006. São imensas as recordações que guardo desta fantástica escola. Se hoje sou quem sou e estou onde estou muito devo a esta escola! Encontrei-a numa altura em que odiava a escola e lembro-me do 1º dia que entrei nela o quanto eu estranhei, parecia uma prisão, mas como disso tantas vezes: 1º estranhou-se e depois entranhou-se. E a partir dai lembro-me o quanto aprendi. Recordo os trabalhos de projeto que numa fase inicial nós não gostávamos nada, mas que quando nos envolvíamos resultava sempre em coisas muito bonitas; Recordo-me o hino ao Monsenhor Alves Brás que tivemos de aprender; Recordo-me que no primeiro ano tínhamos de ir ver as PAP'S e acharmos que aquilo não tinha sentido algum e que era uma "seca", e quando chegámos ao 3º ano percebíamos o quanto tinha sido importante aquele momento mesmo que naquela altura não tivesse feito muito sentido; Recordo a proximidade que tínhamos com os professores e o quanto graças a cada um deles pudemos crescer enquanto pessoas mas sobretudo evoluir enquanto profissionais; Recordo que na vossa escola eu descobri que era capaz de ser boa aluna, descobri capacidades que eu própria desconhecia. Graças a esta escola descobri o meu gosto pela psicologia que me levou a ser psicóloga atualmente. Melhor que todas estas recordações é perceber que passado não sei quantos anos, sempre que lá entramos continuamos a ser recebidos com o mesmo carinho pelas pessoas que lá trabalham e continuamos a sentir aquele espaço como nosso!

 

Obrigada pelo vosso trabalho, dedicação, empenho e pelo crescimento individual e profissional de tantos alunos que tem passado por esta maravilhosa escola.Continuem a ser a escola/casa/família que têm sido ao longo destes anos todos para tantos alunos.

 

Um grande beijinho para todos

 

 

2. Filipa Alexandra Agostinho

Licenciatura em Educação e Comunicação Multimédia pela Escola Superior de Educação de Santarém

 

A EP-ASAS foi uma "casa" que me acolheu muito bem. Lá cresci, lá conheci pessoas muito diferentes de mim e foi lá que também tive um encontro com a minha pessoa. Hoje, sou feliz. Hoje agradeço à EP-ASAS por me ter transformado numa pessoa melhor, com um futuro melhor. Foi uma experiência inacreditável, foi um despertar também pessoal. A EP-ASAS não é apenas para nos formarmos profissionalmente, mas também, para partilhar experiências e crescer.

 

Fui aluna dessa GRANDE escola e posso dizer com toda a certeza, que foi a melhor escolha que fiz. Foi também nessa GRANDE casa que a minha Fé despertou ainda mais. Um obrigado muito profundo e vindo do coração. Hoje sou feliz porque estive convosco e porque vos conheci. Agradeço a Deus por vos ter colocado no meu caminho.

 

Para os alunos:

Aproveitem os estágios e todos os recursos que vos são dados, estes serão essenciais para o V/ futuro. Os conselhos que vos darão serão sempre muito bons. O caminho é longo e com pedras, mas quando chegares ao cimo da montanha, vais respirar ar puro, vais ser livre como um pássaro e vais poder projectar tudo o que tens em mente. Acredita em ti. Sonha e vence. Meninas e meninos do TAI, terão grandes e gratificantes surpresas.

 

 

 

3. Sara Ferreira

 

A EPASAS, foi como uma segunda casa e todos os professores, como grandes cuidadores. Ao longo de três anos cresci, aprendi, obtive uma excelente formação profissional e pessoal, pois nesta escola, dão muito valor á vertente humana e ao aluno como um ser único e especial.

 

Hoje encontro-me a tirar a Licenciatura em Educação Básica. A bagagem de aprendizagens que pude obter no Curso de Auxiliar de Educação, são uma mais valia quer a nível profissional, quer a nível pessoal.

 

Só me resta agradecer a toda a todos os que puderam intervir e dar a sua contribuição para que me pudesse tornar na pessoa que sou hoje.

Muito obrigada!

 

 

4. Susana de Brito Dias

Olá a todos

Sou a Susana de Brito Dias, terminei o curso de Animador Sóciocultural/ Assistente Familiar em 1998 e tenho as melhores recordações da Escola.

O ambiente era sobretudo familiar e os Professores preocupavam-se realmente com cada aluno em particular. Não se limitavam a dar aulas, conversavam, ouviam e davam-nos conselhos.

Foi trabalhoso mas muito recompensador...

...preparou-nos para o mercado de trabalho e também para a vida.

O que posso dizer aos alunos que estão na escola: Os que estão a terminar os seus cursos e que vão continuar a estudar, já vão ter uma base e um método de estudo que os prepara para a faculdade. Para aqueles que vão entrar no mercado de trabalho, que sejam humildes, polivalentes, persistentes e exigentes com os vossos objectivos, e sobretudo nunca percam a esperança de mudar o mundo para melhor, nem que seja só um bocadinho, porque já pode fazer a diferença! Obrigada por tudo...

 

 

5. Inês Filipa de Almeida Ferreira

 

Turma de 2008 do Curso de Animador Sociocultural

 

Já lá vão quatro anos desde o termo do curso e hoje ao olhar para trás só tenho a agradecer a esta fabulosa instituição. Hoje a terminar um curso superior na área de Psicologia vejo o quanto valioso se tornou este percurso de três anos, através dele aprendi o quanto é importante valorizar a solidariedade, o respeito, a sabedoria e acima de tudo o quão importante é investir numa boa formação.

 

O curso proporcionou-me sem dúvida muitas aprendizagens, desde a forte competência para a escrita, a importância dos vários saberes, a interacção com o outro, o respeito das opiniões dos outros, a confiança e a dedicação que se deve ter em tudo o que faz. Deu-me competências a nível pessoal, profissional e relacional. Sem dúvida, ao entrar para a universidade percebi o quão bem estava preparada, e o mais engraçado é que enquanto frequentei a Asas não me apercebi do tanto que iria ser valioso tudo aquilo que estava a aprender lá. Hoje agradeço pela maravilhosa formação que me proporcionaram, não só a nível de aulas, mas sem duvida a níveis que outras escolas não conseguiriam, ali não aprendi só a estudar mais e melhor, aprendi diversas técnicas que posso aplicar no meu quotidiano e que fazem de mim uma melhor pessoa e sem dúvida um ser humano mais completo.

 

Sem dúvida, esta escola foi muito importante para o meu desenvolvimento e formação. E é com muito gosto que deixo este pequeno testemunho sobre esta grande escola.

 

 

 

6. Magui - Ana Margarida Antunes

 

Coordenadora Serviço de Educação e Animação Cultural Museu da Música

 

Bom dia. Foi com alegria que recebi o Vosso convite. Os Vossos ensinamentos acompanham-me diariamente não só a nível académico mas também pessoal. Fizeram de mim a mulher que hoje sou, mais integra, mais completa. Foi muito importante o apoio que tive de professores, colegas e funcionários dessa casa. Neste momento sinto-me realizada profissional e pessoalmente e, em parte, devo-o aos Vossos ensinamentos.